Segunda-feira, 19 de Junho de 2006

O lince ibérico







Outrora espalhado por grande parte do território europeu o Lince está hoje confinado apenas ao sul da Península Ibérica.

As campanhas do trigo nos anos 40 e 50, o abandono da vida rural, a plantação desmedida de eucaliptais que destruiu vastas áreas do habitat natural destes animais, juntamente com a mixomatose e a febre hemorrágica viral, doenças que dizimaram o coelho-bravo, fonte principal da alimentação do lince, tudo isto contribuíu para que os linces diminuíssem drasticamente nos últimos anos.






Na década de 90 a população de linces voltou a cair, deixando antever um futuro muito negro para a espécie. Nos anos 90 realizou-se um estudo e chegou-se à conclusão de que ainda haveriam populações na Serra da Malcata, Serra de São Mamede, Vale do Guadiana, Algarve-Odemira e Vale do Sado. Num total de 40 a 53 animais. Em 2002, o INC (Instituto da Conservação da Narureza) fez novo censo e após terem sido feitas análises de excrementos e registos fotográficos chegou-se à conclusão de que o lince tinha-se pura e simplesmente extinguido. Mais recentemente porém, cientistas portugueses descobriram vestígios do lince na zona do Alqueva. Poderia ser uma boa notícia não fosse o facto da barragem existente na região ocupar uma vasta área de espaço quando se encontra na cota máxima, o que afastará as eventuais populações de linces do local.

Enquanto isto, o lince continua a lutar contra o desaparecimento das matas mediterrâneas onde gosta de habitar, a falta de coelhos fonte principal de alimentação, a caça furtiva e as armadilhas. Tudo isto faz com que o lince seja actualmente o felídeo do mundo em maior risco de extinção, constando na lista vermelha da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais). Estima-se que não restem mais de 150 indivíduos em estado selvagem.
















Nesta realidade tão negra vislumbra-se agora uma luz de esperança já que os nossos vizinhos espanhóis estão de momento a tentar criar linces em cativeiro. Por agora já têm pelo menos umas sete crias que estão de muito boa saúde. Portugal também já assinou um protocolo em que pretende associar-se ao programa.

Esperemos que os resultados sejam rápidos e bons para que o lince Ibérico não passe a ser uma memória, viva apenas na nossa imaginação.






Informações tiradas do site da Quercus


Fotografias retiradas do site Programa da Conservación Ex-Situ



*Uma estratégia para conservar determinada espécie tem duas aproximações complementares: a conservação "in situ" (no próprio meio natural) e a conservação "ex situ" (fora do seu habitat).



































publicado por animaleja às 20:02
| comentar
10 comentários:
De tron a 12 de Julho de 2006 às 20:57
ainda queimam o pouco de floresta que resta em Portugal, de facto Portugal é sem comentários


De Ana Oliveira a 10 de Julho de 2006 às 19:01
Oi, o teu blog tá mt lindo, k até te linkei. Paxa no meu blog.


De Nylda a 30 de Junho de 2006 às 11:28
Olá...
Infelizmente ainda existe muita gente com a triste mentalidade de matar oa animais para tirar as suas peles.
Mentalidades que não consigo entender...enfim.
Parabéns pelo post.
Bom fim de semana.
Beijos e um sorriso.


De soslayo a 29 de Junho de 2006 às 10:54
animaleja, ainda bem que algo se esá a fazer para tentar salvaguardar a sobrevivência deste animal tão lindo, que é o Lince Ibérico. Bem Haja. Um beijo.


De Confissões a 28 de Junho de 2006 às 04:03
Adorei ler o post.. até porque eu sou uma apaixonada por felinos.. e o Lince é um felino muito belo e muito raro.. infelizmente a maldição humana ocupou-se onde não devia. Esperamos que com o programa não deixe extinguir este belo animal.


De eternapartedemim a 27 de Junho de 2006 às 15:20
Olá!

Lindas fotos, lindos animais!
Deixo um beijinho para vós e votos de boa semana. *****

Lu Costa


De Draikinha a 25 de Junho de 2006 às 18:32
Oi!
Que coisinhas tão fofas.Adoro o teu blog, a forma como falas dos animais,mostra que tens um carinho muito grande por eles.
Bjuss.:Draikinha


De bitu a 24 de Junho de 2006 às 00:58
Lutar pela preservação das espécies é obrigação de todos nós. Os nossos netos têm o direito de usufruir de tudo. É isso o desenvolvimento.


De Patricia a 21 de Junho de 2006 às 16:50
Espero que consigam recuperar, pois eles são lindos. O ser Humano erra tanto, não respeita o planeta em que vive, não respeita as especies animais, ainda nos chamam seres superiores...


De Quico a 20 de Junho de 2006 às 21:13
Olá!
O Ventor diz que o lince fez parte do seu imaginário infantil. O seu pai contava-lhe hsitórias que envolviam linces e a única coisa que ele queria saber era se haviam linces pela Açoreira ou pela Pedrada como haviam lobos. O pai dizia-lhe que não. Pela Açoreira e pela Pedrada, só haviam lobos, raposas, gardunhas, gatos bravos, lontras e pouco mais, linces não havia. O Ventor achava que devia ser uma seca não haver linces fabulosos. Hoje, não há nada, por lá, do que havia nos tempos do pequeno Ventor. Hoje só há saudades e o mesmo se pode passar com os linces que dizem ainda existir. Já vi um programa na televisão sobre a luta dos espanhóis para salvar o lince ibérico. Já li muito sobre a tentativa de salvar o lince ibérico e, do fundo do coração, que espero que tenham sucesso no alcance dos seus obejectivos. Talvez "Santa Aña", dê uma ajudinha. Mas o mundo está muito doente e muito egoista. São poucos os que tentam fazer algo de bom por este planeta podre. Os que lutam do lado do bem são poucos e os que estão do lado do mal são mais que muitos. Como se podem preocupar com lince ibérico aqueles que t~em um gato à porta de casa e que tanto precisa de ajuda e só não o ajudam como criticam aqueles que tudo fazem para o ajudar. A mente das pessoas está devassa e podre! um bom post! Bjs.


Comentar post

*posts recentes

* Está explicado...

* Homens de boa fé

* Os mabecos

* A Endogamia na Natureza

* Vai um copo?

* Carne para laboratório?

* Os dez anos da Dolly

* O elefante bebé (2ª parte...

* O elefante bebé

* Florestas do mar (I)

* Morcegos vampiros

* Amor entre morcegos...

* Afinal era tão fácil...

* Touradas e tradições

* Térmitas x Heitor

* O lince ibérico

* Entre o imaginário e a re...

* Os senhores dos ares

* Acabou

* Animais em perigo de exti...

 

 

 

 

*posts recentes

* Está explicado...

* Homens de boa fé

* Os mabecos

* A Endogamia na Natureza

* Vai um copo?

* Carne para laboratório?

* Os dez anos da Dolly

* O elefante bebé (2ª parte...

* O elefante bebé

* Florestas do mar (I)

* Morcegos vampiros

* Amor entre morcegos...

* Afinal era tão fácil...

* Touradas e tradições

* Térmitas x Heitor

* O lince ibérico

* Entre o imaginário e a re...

* Os senhores dos ares

* Acabou

* Animais em perigo de exti...

SAPO Blogs

*subscrever feeds