Sábado, 5 de Agosto de 2006

Touradas e tradições



Cultura é tudo aquilo que contribui para tornar a humanidade mais sensível, mais inteligente e civilizada. A violência, o sangue, a crueldade, tudo o que humilha e desrespeita a vida jamais poderá ser considerado "arte" ou "cultura". A violência é a negação da inteligência.
Uma sociedade justa não pode admitir actos eticamente reprováveis cujas vítimas directas são milhares de animais.



Por trás da suposta bravura dos cavaleiros tauromáquicos, dos bandarilheiros, dos forcados e dos demais intervenientes neste espectáculo medieval e degradante, esconde-se uma triste e horrível realidade – a perseguição, molestação e violentação de touros e cavalos que, aterrorizados e diminuídos nas suas capacidades físicas, são forçados a participar num espectáculo de sangue em que a arte é a violência e a tortura é a cultura.

  
Uma minoria quer manter as touradas e as praças de touros, bárbara e sangrenta reminiscência das arenas da decadência do Império Romano.
De facto nas arenas de hoje o crime é o mesmo: tortura, sangue, sofrimento e morte de seres vivos para divertimento das gentes das bancadas. Como pode continuar tamanha barbaridade como esta, das touradas, no século XXI?
Só pode permanecer como tradição o que engrandece a humanidade e não os costumes aberrantes que a degradam e a embrutecem.

É de facto difícil afirmar o que é que um Touro sente numa tourada. No entanto, os estudos científicos feitos até agora apontam no sentido de que as agressões sofridas antes e durante as corridas sejam não só dolorosas mas incapacitantes. O touro fica com nervos e músculos rasgados, e a quantidade de sangue que perde continuamente enfraquece-o. Não parece ser sensato pensar que isto pode ser agradável para o Touro, ou mesmo indiferente.
O touro, tal como os outros mamíferos, ao ter sistema nervoso central tem capacidade para sentir dor, ansiedade, medo e sofrimento. E os sinais exteriores que mostra na arena denunciam essas emoções. Não é portanto razoável aceitar a ideia de que os Touros sofrem pouco numa tourada.

Há quem defenda que as Touradas enaltecem a nobreza do Touro.
Só uma mente muito ignorante ou distorcida pode realmente acreditar que os Touros quando vão para uma arena cumprem um qualquer desígnio divino.
A justificação de que o Touro é nobre por lutar pela vida numa tourada vem de quem alimenta o seu negócio e enriquece à custa deste espectáculo perverso mas rentável.
A nobreza é um conceito inventado pelo homem. Na natureza todos os animais são iguais e todos lutam pela sobrevivência. Ninguém duvida de que o Homem, numa luta com as suas armas e condições consegue ser superior a qualquer outro animal. Tentar provar isso numa luta desigual não é nobre, é estúpido.







publicado por dojaya01 às 23:11
| comentar
58 comentários:
De Sir.K. a 27 de Setembro de 2006 às 10:10
Olá,
Nesta estação de mudança.
De tantas cores belas ao vento...
Que aja nela a lembrança,
De tanto choro de criança,
Que está em sofrimento.
Desejo-te uma boa semana.
Um abraço e um sorrisos.


De marius70 a 21 de Setembro de 2006 às 13:36
Desculpa lá animaleja mas só quero dar um tópico meu a este tema do Dojaya.

... e o nosso gado estava ali, pastando na erva fresca, quando as mulheres o atacavam com suas mãos nuas. Terias visto uma das mulheres pegar uma vaquinha que mugia, de úberes cheios, para levantá-la pelas patas traseiras com seus dois braços abertos.
Outras pegavam nossas vacas e as dilaceravam de uma extremidade a outra.
Terias visto algumas costelas, ou uma pata saltar pelo ar e pedaços de carne pendurados nos ramos dos pinheiros pingando sangue."
(Eurípedes)

Na Antiga Grécia, no culto a Dionísio, deus da loucura e da tragédia, existiram rituais de esquartejamento de animais, que nada mais era do que a representação do desmembramento do menino Dionísio pelos titãs:
"Com Perséfone, a rainha do mundo subterrâneo, Zeus teve um filho, Dionísio-Zagreu. O pai tinha a intenção de que o menino dominasse o mundo, mas os titãs o seduziram com brincadeiras para esquartejá-lo e devorar seus membros. Atena, no entanto, resgatou seu coração e o levou a Zeus, que o comeu. De Zeus, nasceu, então, um novo Dionísio, o filho de Semele. Zeus abateu os titãs com seu raio vingador e os reduziu a cinzas. Destas cinzas foi formado o homem e, por isso contém em si mesmo uma parte divina proveniente de Dionísio e uma parte oposta, proveniente de seus inimigos, os titãs".
O menino Dionísio sendo dilacerado e devorado pelos titãs pode ser visto como um modelo mítico de iniciação a que está sujeito o ser humano e a qual deve sofrer em seus primeiros anos de vida.
Rituais de canibalismo, sacrifícios e matanças se formaram na aurora da história e se atribui suas origens à culpa primitiva.
Esse ritual de culto a Dionísio foi evoluindo, passando mais tarde a ser uma arte e não um culto: a tauromaquia.
Aqui está a origem do que deu hoje em tourada. Bestas humanas, ainda com resquícios primitivos, vêem com deleite e quem sabe com orgasmos, a matança da besta animal em plena praça, redonda como era o Coliseu na antiga Roma, onde outras bestas humanas viam a matança de outros seres humanos com prazer. O Ser Humano não tem cura, será besta até ao fim dos tempos.


De animaleja a 20 de Setembro de 2006 às 19:55
Olá Leão Verde! Benvindo a este espaço. Como o Dojaya está de férias respondo-te eu. Acho que não havia melhor maneira para encerrar este assunto do que a partilha desse mail, onde se descreve com realidade o lado mais escuro da nossa vizinha Espanha. Volta sempre!


De Leão Verde a 20 de Setembro de 2006 às 00:40
Boa noite Dojaya, ou bom dia quando acordares,

O convite da madrinha Delta encaminhou-me para este blog e nomeadamente para este tema.

Em primeiro lugar quero felicitar-te pelos temas temáticos deste blog, assim como a forma com que o apresenas; sóbrio o q.b., mas o suficientemente atractivo e atraente para nele se entrar.

Quanto ao tema e quando procurava fazer a m/demonstração de repúdio por tal vilania e monstruosidade do bicho homem, eis que recebi, e bem a propósito, o e-mail que vou deixar aqui reproduzido enviado por um membro do Portugueses-pela-Galiza-lusofona, do qual sou membro, e que tem como titulo:

TOURADAS: CRIME DE ESTADO

Carta aberta enviada em castelhano para vários jornais e revistas da Espanha.

Sou brasileiro e recentemente assisti, através de um canal de TV a cabo, o desenrolar de uma legítima tourada espanhola.
A idéia que eu tinha desse tipo de evento era a de um circo, montado em condições bastante desfavoráveis ao touro, com o objetivo e
destacar a coragem do homem frente ao animal.

Mas eu estava errado. A tourada é mais do que um
circo.
É um espetáculo medieval de horrores, onde se enaltece a covardia e brutalidade humanas, para satisfazer os instintos sanguinários de uma espécie de gente torpe, embrutecida e degenerada, que se tem na conta de civilizada.

O primeiro choque veio com a expressão estampada nos rostos dos espectadores, pouco antes do início da "luta". Felizes, rindo à toa, como se o que estavam prestes a ver fosse um filme ou uma peça de teatro.

Podia-se apostar que não se comportariam de forma
diferente se lhes fosse dado apreciar cristãos sendo devorados por leões. Ririam e aplaudiriam com o mesmo entusiasmo, estremeceriam sob o mesmo êxtase macabro,usufruiriam o mesmo prazer mórbido em contemplar o sofrimento alheio.

O segundo choque foi múltiplo. Veio na forma de
sobressaltos a cada banderilla que era cravada no
dorso do animal. Eu simplesmente não podia acreditar no que estava presenciando. Enquanto o "matador", com sua reluzente fantasia, fazia rodopios de despiste sob olés encorajadores, o destemido banderillero vinha por detrás e fincava seus arpões no touro. Vivas e palmas
contagiantes a cada vez que isso acontecia...

A emissora de TV ainda nos poupou do último choque: a morte cruel do animal. Ouvia-se apenas a voz do narrador informando como este, exausto e ferido, era sacrificado pelo toureiro num gesto de triunfo.

A câmera focalizou então mais detidamente as
arquibancadas. Todos os espectadores, de pé,
ovacionavam freneticamente o herói do dia. Uma vez mais fora demonstrada, de forma cabal e
inquestionável, a superioridade do bicho homem.
Essas, em largos traços, as cenas do crime monstruoso que me foi dado testemunhar a milhares de quilômetros de distância.

E quando acessei alguns sites espanhóis sobre
touradas, para me convencer da veracidade daquele
pesadelo, deparei com fotos cujo horror mal pude
assimilar. Vi touros torturados, massacrados, alguns correndo com os chifres pegando fogo, tentando inutilmente escapar dos seus algozes.

Ah, Espanha! Como é doloroso teu legado a este mundo!
Os nomes Cortés e Pizarro ainda causam arrepios na América Latina. Cada nova geração de europeus ainda estremece ao saber das atrocidades da Inquisição.
E os povos olham agora novamente horrorizados para ti,fomentadora da crueldade contra os animais!
Certamente muitos outros crimes contra os animais são praticados em todo o mundo, mas não com o beneplácito do Estado e o incentivo da população.

Tu, Espanha, és uma triste exceção.

Roberto C. P. Júnior


*************************************

É obvio que estou totalmente de acordo com o que foi escrito pelo Roberto e tomo como minha a carta aberta por ele endereçada.

Um abraço a todos de Leão Verde e continua Dojaya



De animaleja a 14 de Setembro de 2006 às 14:15
Isabel... eu nem devia de me dar ao trabalho, mas enfim, cá vai a resposta. Para que não fiquem dúvidas, sou contra as touradas. Não levas em atenção o duelo cavalo/touro porque ele não existe. O que há é um "duelo" cavaleiro/touro no qual o cavaleiro se esconde e o cavalo é usado como capote ou muleta. Gostas de perícia equestre?... Também eu. Ainda há dias houve um campeonato do mundo de alta escola que foi uma delícia, e melhor, não tinha cavalos esventrados. Não sou activista, e nunca estive na frente de um touro. Na largada de onde ele fugiu eu consegui ir sempre atrás. Tive sorte! "Eles são treinados"?... Queres dizer que os touros têm sessões de treino como os Pitbull para os treinar para as lutas de cães?... Desconhecia tal facto. Aqui ninguém atacou ou disse mal dos forcados, se bem que coloque sérias reticências ao rabejador..... Quanto às festas de San Firmin, recordo-te que só se mete à frente do toiro quem quer, em compensação os toiros são sempre obrigados a participar. Quanto aos teus argumentos?, estamos entendidos. A tua pergunta é que é curiosa... pois, sem dúvida o homem! Segundo as estatísticas morre um toureiro por cada 33.000 touros mortos. E já agora só a título de curiosidade aqui fica mais um link para vocês visitarem http://www.onevoice-ear.org/english/campaigns/killing_pleasure/step_forward.html (http://www.onevoice-ear.org/english/campaigns/killing_pleasure/step_forward.html) Boa tarde.


De animaleja a 14 de Setembro de 2006 às 13:44
Olá Sherpas. Podes crer, verdadeiro disparate!... Mas como tu dizes, ainda há quem goste... Beijos.


De Isabel a 13 de Setembro de 2006 às 20:40
Digo logo de início para que não fiquem dúvidas quanto ao teor deste comentário. Eu sou uma apreciadora de tourada. Tal como a minha mãe, não levo tanto em atenção o duelo cavalo-touro, mas o próprio cavalo em si. Aqueles minutos de lide que cada cavaleiro tem são provas de verdadeira perícia equeste. Mas voltando ao ponto fulcral deste comentário. Eu acho uma piada aqueles activistas que se dizem contra as touradas e a favor dos direitos dos touros. Por mero acaso algum desses activistas já se viu na rota de um animal do porte de um touro de lide (os mais pesados chegam aos 600kg!)?? Julgo que não. Aqueles animais não sofrem essa violencia toda que apregoam. Eles são "treinados" para serem violentos. Acho que ainda ninguém reparou no resultado de muitas pegas de caras pois não? Não é o touro que sai com pernas partidas, costelas partidas, a coluna vertebral afectada, são os forcados! E para juntar outra. Aquando das famosas largadas de touros nas festas de San Firmín, em Pamplona, um grupo de activistas despiu-se pela causa e fez o percurso que os touros iriam percorrer no dia anterior. Ninguém os viu a fazerem o seu protesto no dia em que os touros foram levados para a praça pois não? E no entanto os touros viveram até aquela tarde e várias pessoas perderam a vida durante o percurso. E com estes argumentos todos digam-me agora, quem é mais perigoso, o homem ou o touro??
Boa noite!


De sherpas a 13 de Setembro de 2006 às 19:20
... impecável!!!... O meu aplauso!!!... Ainda há tontos que dizem que é... tradição!!!... Será que não evoluímos???... Não sei que tipo de festa... é esta, quanto a arte, verdadeiro disparate!!!... Enfim, há quem goste!!!... COISAS esquisitas, estas!!!... Abraço do Sherpas!!!...


De Nylda a 9 de Setembro de 2006 às 13:52
: ♥ ♥ ♥
*´¨)♥ ♥ ♥
¸.•´¸.•*... ¸.•*¨)
(¸.•´ (¸.•` * *´¨) ♥ ♥
♥ ♥ ♥
"Se eu pudesse deixar algum presente a você,
deixaria aceso o sentimento de amar
a vida dos seres humanos.
A consciência de aprender tudo
o que foi ensinado pelo tempo a fora.
Lembraria os erros que foram cometidos
para que não mais se repetissem.
A capacidade de escolher novos rumos.
Deixaria para você, se pudesse,
o respeito àquilo que é indispensável:
Além do pão, o trabalho. Além do trabalho, a ação.
E, quando tudo mais faltasse, um segredo:
O de buscar no interior de si mesmo a resposta
e a força para encontrar a saída."
(Gandhi)
Bom fim de Semana para ti.
♥ ♥ ♥
*´¨) ♥ ♥
¸.•´¸.•*... ¸.•*¨)
(¸.•´ (¸.• Beijos e um sorriso
*´¨)♥ ♥ ♥
¸.•´¸.•*... ¸.•*¨)



De animaleja a 7 de Setembro de 2006 às 21:34
Mart, não sei se notaste mas este blog está mais vocacionado para falar daqueles que não têm voz, os animais. Não é uma questão de estar na moda é uma questão de cultura. Quanto às pessoas serem 'seres horrendos e miseráveis', as palavras não são minhas mas descrevem muita gente que eu conheço... Mas se achas que o espectáculo é bonito, isso é lá contigo.


Comentar post

*posts recentes

* Está explicado...

* Homens de boa fé

* Os mabecos

* A Endogamia na Natureza

* Vai um copo?

* Carne para laboratório?

* Os dez anos da Dolly

* O elefante bebé (2ª parte...

* O elefante bebé

* Florestas do mar (I)

* Morcegos vampiros

* Amor entre morcegos...

* Afinal era tão fácil...

* Touradas e tradições

* Térmitas x Heitor

* O lince ibérico

* Entre o imaginário e a re...

* Os senhores dos ares

* Acabou

* Animais em perigo de exti...

 

 

 

 

*posts recentes

* Está explicado...

* Homens de boa fé

* Os mabecos

* A Endogamia na Natureza

* Vai um copo?

* Carne para laboratório?

* Os dez anos da Dolly

* O elefante bebé (2ª parte...

* O elefante bebé

* Florestas do mar (I)

* Morcegos vampiros

* Amor entre morcegos...

* Afinal era tão fácil...

* Touradas e tradições

* Térmitas x Heitor

* O lince ibérico

* Entre o imaginário e a re...

* Os senhores dos ares

* Acabou

* Animais em perigo de exti...

SAPO Blogs

*subscrever feeds